Outros Cursos 

Instrutores do curso de Gestão Econômico-Financeira no Setor de Saneamento

Clemilda Rodrigues Ferreira
Carlos Alberto Bachiega
Antônio Carlos de Azevedo Lobão
João Batista Peixoto

 

Clemilda Rodrigues Ferreira

Formação Superior (graduação, mestrado, doutorado, PhD em):
Graduação em Ciências Contábeis – UEM, Pós-graduação em Gestão Pública – FCV
Tema do conteúdo que irá ministrar: Gestão econômico-financeira
Experiência Profissional vinculada ao tema que irá ministrar:
Assessoria e consultoria na área de Contabilidade e Administração Pública: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Japurá, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Munhoz de Mello, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tapejara, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jussara, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Kaloré, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Santa Mônica, Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná, Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul, Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo.


Carlos Alberto Bachiega

Formação Superior (graduação, mestrado, doutorado, PhD em):
Arquiteto Urbanista – FAU – Universidade de Mogi das Cruzes – 1978.
Tema do conteúdo que irá ministrar: Econômico-financeiroEstudo Tarifário
Experiência Profissional vinculada ao tema que irá ministrar:
Arquiteto Urbanista, consultor para políticas públicas, com experiência em instrumentos de planejamento e planos diretores setoriais.
Foi gestor da Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis, responsável pela construção de moradias populares pelo sistema de mutirão e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto DAEP de Penápolis.
Fez parte da equipe que elaborou o Guia CAIXA de Consórcios Públicos, para a CEF.
Coordenou a construção de vários Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, Planos Municipais de Saneamento Básico, Plano diretor de preservação, conservação e recuperação de recursos hídricos e auxilio na estruturação da Política Nacional das Águas do Uruguai através de Consultoria pelo PNDU/BID.
Atualmente presta consultoria junto á ESBR/CNEC para construção do Plano de Desenvolvimento Local de Jaci- Paraná, Porto Velho, Rondônia, área de influência da UH de Jirau; membro da equipe de consultores para o Governo Estadual da Paraíba na construção de ferramentas de acompanhamento e controle do PACTO Pelo Desenvolvimento Social da Paraíba; consultoria á Prefeitura Municipal de Poá (região metropolitana de São Paulo) para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Poá.

 

Antônio Carlos de Azevedo Lobão

Formação Superior (graduação, mestrado, doutorado, PhD em):
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas(1981-1984).
Mestre em Política Científica e Tecnológica, pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. (1995-1998). Título da dissertação: “Progresso e Capitalismo”
Tema do conteúdo que irá ministrar: Econômico-financeiro Estudo Tarifário
Experiência Profissional vinculada ao tema que irá ministrar:
-    Professor da Faculdade de Economia do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas (a partir de 1987).
-    Diretor Geral do Centro de Estudos Avançados em Economia e Gestão Estratégica de Negócios (CEAGEN), que tem como objetivo o estreitamento das relações entre as universidades, o setor produtivo e a administração pública, de forma a permitir a produção e transferência de um conhecimento que viabilize soluções que possam ser efetivamente aplicadas e que resultem na superação de problemas enfrentados pelos gestores de empresas e órgãos públicos. (a partir de 2010).
-    Assessor Técnico Superior da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas (a partir de 2012)
-    Diretor Técnico, Administrativo e Financeiro das Centrais de Abastecimento de Campinas (CEASA-Campinas), 2012.
-    Diretor do Centro de Economia e Administração (CEA) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que congrega os cursos de Economia, de Contabilidade, de Administração, de Logística e Serviços e Comércio Exterior, num total aproximado de 5000 alunos e 150 professores. ( 2006-2009)
-    Orientador Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas (2004-2005)
-    Diretor Econômico-Financeiro da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S. A. – SANASA-CAMPINAS (1989-1992)
-    Gerente de Planejamento Econômico-Financeiro da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S. A. – SANASA-CAMPINAS (1986-1988)
-    Assessor da Diretoria e Consultor Financeiro Sênior da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S. A. – SANASA-CAMPINAS (1993-2000)
-    Economista da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. – EMBASA (1985-1986), atuando nas áreas de micro-medição e cadastro comercial.

 

João Batista Peixoto

Formação Superior (graduação, mestrado, doutorado, PhD em):
Bacharel em Ciências Econômicas
Instituição: Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP
PÓS-GRADUAÇÃO
Curso: Especialização em administração contábil e financeira
Instituição: Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP
Tema do conteúdo que irá ministrar: Gestão econômico-financeira
Experiência Profissional vinculada ao tema que irá ministrar:
UGP/PMSS – Ministério das Cidades
Período: agosto/2003 – 2009
CONSULTORIA INDEPENDENTE em Gestão de Serviços de Saneamento Básico
ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal –Atividades: avaliação dos ativos da CAESB, para efeitos de regulação tarifária;desenvolvimento e implantação de sistema de monitoramento e avaliação econômico financeirados serviços prestados pela CAESB; curso de capacitação em gestãoeconômico-financeira e política tarifária. (2011- atual).
DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia – Atividades:
análise de viabilidade econômico-financeira e revisão tarifária; análise da legislação edas normas municipais de regulação dos serviços; proposta de criação do CRESAN –Comitê Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico;proposta de revisão, complementação e consolidação da legislação sobre a PolíticaMunicipal e das normas de regulação legal e técnica dos serviços de saneamentobásico; assessoria técnica para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico(2009-atual).
JBP Consultoria e Gestão de Saneamento SC Ltda (Sócio Gerente e Consultor Associado)