Outros Cursos 

Gestores e técnicos de SAAE´s são capacitados em Maceió-AL

O curso de Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos de Saneamento na cidade de Maceió - AL que ocorreu entre os dias de 26 a 30 de maio de 2014, contou com a presença de técnicos e gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Boca da Mata - AL, Campo Alegre – AL, São Miguel dos Campos – AL, Pilar – AL, Quixeramobim – CE, Pão de Açúcar – AL e Barra de Santo Antônio – AL. Foram capacitados no total, quatro gestores e quatro técnicos de SAAE´s.
Para o gestor do SAAE de Quixeramobim – CE, José Ronilson Rodrigues de Paula, “o curso trouxe esclarecimentos em relação à Lei de Criação de Consórcios tendo em vista o fortalecimento no manuseio e na política de articulação e planejamento do mesmo. Parabenizo o convênio da Funasa com a ASSEMAE, pois tenho percebido o real valor que tem sido demonstrado por essa grande parceria. Os municípios só têm é que agradecer, pois temos tido bastante aprendizado, fortalecendo o nosso conhecimento no que diz políticas públicas renováveis”.
Por sua vez, o gestor do SAAE de Pão de Açúcar – AL, Manoel Messias Santos Costa, acredita que “antes do curso, praticamente não conhecia o significado da expressão consórcio público de saneamento. No decorrer das aulas pude entender com clareza o que é consórcio público de saneamento e sua importância no âmbito das autarquias e empresas públicas. Este convênio Funasa e ASSEMAE, garante as autarquias e as empresas públicas vias legais na busca das melhorias dos sistemas de água e esgotamento sanitário, através de planejamentos e projetos”.
Já o gestor do SAAE de São Miguel dos Campos – AL, Carlos Alfredo Ferro de Sá, “através do curso , adquiri conhecimento de como funciona o consórcio público de saneamento como um todo. Os conhecimentos adquiridos durante o curso poderei aplicar em meu SAAE na criação de ente regulador ou consórcios para regulação dos serviços e futuramente na possibilidade do SAAE assumir a gestão de resíduos sólidos urbanos. É muito importante esse apoio que a ASSEMAE e a Funasa dão para com os SAAE´s, principalmente para as autarquias dos municípios pequenos e médios. Eu tenho participado de alguns eventos deste porte e é de suma importância este trabalho”.
 
Fonte: Assessoria Assemae