Outros Cursos 

Capacitação de parceria Funasa e Assemae inicia em SC


A partir da esq.: Willemann e Piovesan durante abertura do evento (Foto: Nayglon Goulart)

A partir da esq.: Willemann e Piovesan durante abertura do evento (Foto: Nayglon Goulart)

A Funasa em parceria com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) iniciou em Santa Catarina o curso de capacitação em Redução de Perdas em Sistemas de Saneamento.

Além da capacitação realizada em Santa Catarina, a parceria Funasa/Assemae realizará ainda outros 62 cursos direcionados aos técnicos da Funasa, além de técnicos e gestores dos municípios com até 50 mil habitantes. Serão ministrados 40 cursos de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, 14 cursos de Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos de Saneamento e 5 cursos de Gestão Econômico-Financeira no setor de Saneamento e 4 cursos de Redução de Perdas em Sistema de Saneamento espalhados em todo o país.

Em Santa Catarina, o curso de Redução de Perdas em Sistema de Saneamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Hotel Cambirela, na capital, Florianópolis. As aulas foram presenciais e gratuitas, tendo 47 inscrições efetivadas para essa capacitação no estado, segundo coordenador do curso, Frailan Rodrigues.

A Fundação, por meio do Programa de Cooperação Técnica em Saneamento, tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de apoiar e subsidiar os entes federados, em especial os municípios, na organização, reestruturação e fortalecimento da gestão institucional e administrativa dos serviços públicos de saneamento básico. As ações de capacitação têm ganhado destaque como forma de promover o desenvolvimento institucional dos prestadores públicos de serviços de saneamento.

Na abertura estiveram presentes, além dos inscritos, as chefias da Suest/SC, o vice-presidente da Assemae do estado, Antonio Willemann e o superintendente estadual da Fundação, Adenor Piovesan. O superintendente enfatizou que a nova proposta de capacitação da instituição é dar um maior suporte técnico aos municípios, a fim de diminuir as perdas da gestão do saneamento básico municipal e desenvolver melhores indicadores na prestação de serviços.  “A realização do curso de perdas em saneamentos é mais uma ação que contribuirá no cumprimento das diretrizes do Governo Federal na gestão do presidente da Funasa Gilson Queiroz”, concluiu Piovesan.

Fonte: www.funasa.gov.br