Outros Cursos 

Redução de perdas em sistemas de saneamento

 

Teve início na tarde desta segunda (03/12), na Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo, o curso: Redução de perdas em sistemas de saneamento.  A capacitação é promovida pelo Assemae, em parceria com Funasa e, tem como objetivo capacitar técnicos dos serviços municipais de saneamento para elaboração de um plano de controle e redução de perdas de água, aprimorando assim a gestão da autarquia, visando ofertar serviços de qualidade para a população.

A abertura do evento contou com a presença do superintendente estadual da Funasa no Espírito Santo, Nilton Andrade e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Espírito Santo (CISABES), André Toscano, que na ocasião, representou também a Assemae/ES.

“Ao final do curso, os participantes serão capazes de elaborar um plano de controle e redução de perdas de água adequado a realidade de cada autarquia de saneamento”, explica o instrutor do curso e engenheiro sanitarista, Mário Augusto  Baggio. “Hoje temos o desafio de prestar serviços como abastecimento de água, com qualidade e excelência. É inadmissível captar água bruta nos rios, gastar dinheiro para tratá-la e ter uma perda de 50% em vazamentos no sistema”, afirma Baggio.

 O engenheiro mecânico, Luiz Augusto Domingues também é instrutor da capacitação e irá abordar temas relacionados a novas tecnologias em saneamento e sua utilização para reduzir perdas nos sistemas. “Cases” relacionados aos principais problemas enfrentados pelas autarquias, serão estudados na ocasião. O curso prossegue até a próxima sexta (07/12) no auditório da Funasa em Vitória/ES.