Outros Cursos 

Assemae realiza pesquisa sobre capacitação em Saneamento Básico

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae e a Fundação Nacional da Saúde – Funasa têm promovido cursos de capacitação em saneamento básico por todo país. Já são mais de 3 mil profissionais capacitados entre Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos de Saneamento, Redução de Perdas em Sistemas de Saneamento e Gestão Econômico-financeira no Setor de Saneamento.

A Assemae tem como bandeira a capacitação constante dos profissionais do setor. Com isso, está disponível no site da Assemae uma pesquisa sobre as Demandas em Saneamento Básico. O objetivo é conhecer as necessidades dos profissionais, saber quais temas são relevantes para a realização do trabalho diário com melhor qualidade. Depois dos dados coletados, a Assemae irá trabalhar para que essa demanda seja atendida.

Cursos em andamento

A oficina de Política e Plano Municipal nasceu da necessidade dos munícipios em elaborarem seus planos municipais até o fim deste ano, conforme a Lei de Saneamento 11.445/2007, para começar a serem executados a partir de 2014. Os municípios que não tiverem seus planos elaborados, não terão acesso aos financiamentos federais.

No curso de Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos os participantes estarão aptos a aplicar a metodologia de constituição e implantação de consórcios públicos de saneamento básico. Aprenderão a identificar as diversas iniciativas para o cumprimento da legislação nacional sobre o tema e verão exemplos de consórcios de resíduos sólidos e de regulação e fiscalização dos serviços.

Vale ressaltar que até o final do ano acontecerá 22 oficinas de Política e Plano Municipal e quatro capacitações em Consórcios Públicos. As inscrições podem ser feitas no hotsite de cada curso e são gratuitas.

Cursos já realizados

Os profissionais que participaram do curso de Gestão Econômico Financeira puderam conferir entre vários temas a elaboração de projeto conforme Lei de Diretrizes Orçamentárias; Processos de solicitação de financiamento baseados no modelo de política tarifária adotada por instituições de saneamento; E a aplicação prática relacionada aos conceitos de taxa, tarifa e preços públicos, consonantes com o Plansab e a Política Nacional de Saneamento do País.

O curso de Redução de Perdas em Sistemas de Saneamento tem como um dos objetivos identificar as causas fundamentais que provocam o efeito perdas de água e elaborar planos de ação com vistas a trazê-las a níveis economicamente viáveis. Os conteúdos trabalhados têm como referência o Plansab e Política de Nacional de Saneamento Básico.

Para acessar a pesquisa clique aqui. E para conferir a tabela dos cursos acesse www.assemae.org.br.

Não deixe de responder, a sua opinião é importante!